Redirecionamento de Carreira

Com frequência recebemos profissionais que atuam em uma área e gostariam de redirecionar sua carreira para outra. Alguns pontos importantes para você refletir antes de iniciar sua migração:

  • Conheça bem a nova área de atuação, quais as responsabilidades e os desafios de quem atua nessa área.
  • Verifique a possibilidade de fazer a migração de área na organização onde você trabalha. O RH e seu gestor já conhecem suas habilidades e sabem de sua competência e poderão ser receptivos a essa alternativa.
  • Embora sua experiência anterior seja valiosa, para atuar em uma nova área completamente diferente da sua, é importante ter também o conhecimento formal. Para isto, considere fazer cursos ou especializações que complementem sua formação, preferencialmente em instituições reconhecidas na área alvo.
  • É importante que as pessoas de sua rede de relacionamento saibam de seu projeto de redirecionamento de carreira, pois elas poderão ajudá-lo com eventuais oportunidades. Assim, não fique com receio de compartilhar os seus objetivos e interesses profissionais.
  • É frequente, no redirecionamento de carreira, analisar a possibilidade de assumir um cargo inferior ao que você está. Por não ter experiência na nova área, muitas vezes a oportunidade proposta exigirá que você retroceda um degrau.
Repense sua carreira
Voltar para o topo