Feedback

A dificuldade em dar feedbacks é comum a várias pessoas, dizer ao outro o que precisa ser mudado ou o que não saiu como deveria, nem sempre é simples. Mas essa é uma prática que pode ser treinada, e há algumas dicas que você pode seguir.

  • O feedback deve ser dado em cima de fatos concretos e não em cima de impressões ou crenças. Evite usar adjetivos, procure ser assertivo, indo direto ao ponto, sem rodeios e longas histórias.
  • Não demore para dar o feedback. Não espere para falar, aproveite enquanto os fatos ainda estão frescos na memórias de ambos.
  • Evite exposições. Procure um lugar reservado para dar o feedback, o restante do time não precisa tomar conhecimento sobre essa conversa.
  • Não faça comparações. Não importa como o outro colega trabalha ou com qual você se identifica mais, o foco está na pessoa com quem você está conversando.
    Comparações desmotivam.
  • Mantenha o controle emocional. Não entre em discussões acaloradas e não coloque lenha na fogueira. Aja com cuidado e veja o que é correto e possível fazer.
  • Ouça o outro lado. Entenda os pontos de vista conflitantes entre as pessoas envolvidas antes de tomar qualquer decisão. Não se precipite e não tome partido.
  • Lembre que feedbacks também podem ser positivos, elogios são sempre bem-vindos e motivam a todos.
Aprimore o seu feedback
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